21 de julho de 2021
Por Wagner Goffredo

Advertência do Número NIS no eSocial

Ao enviar Eventos (arquivos Xmls) para o eSocial a partir desta sexta-feira dia 19/07/2021, o eSocial devolve o evento validado e com o número de recibo, mas vem junto uma advertência desta forma: “1090  – Validação cadastral NIS não realizada”.

O que acontece é que neste final de semana dias 17 e 18 de Julho de 2021, o eSocial reformulou o banco de dados dele para aceitar também a Versão 1.0 do Layout do eSocial. Atualmente os sistemas de folha de pagamento de todo Brasil estão enviando os arquivos na versão 2.5 ( que pode ser utilizada sem problemas até 09/03/2022 ).

Na Versão 1.0 do layout não será mais informado o número do PIS, então quando chega um evento na base do eSocial sem o número do PIS, vem a mensagem: “1090  – Validação cadastral NIS não realizada”. Mas podem ficar tranquilos que esta mensagem não é erro, é apenas uma advertência. Já foi solicitado ao eSocial que reveja esta advertência, uma vez que o número do PIS não será mais necessário ao eSocial. Mas fique atento ao número do PIS sempre estar correto em sua Folha de Pagamento, pois o mesmo ainda é utilizado na SEFIP.

Atenciosamente

 

Prosol Tecnologia e Sistemas

Equipe de Suporte Técnico