1 de outubro de 2021
Por Wagner Goffredo

O Departamento de Suporte Técnico da Prosol tem recebido várias ligações nesta semana de clientes relatando que após o envio do eSocial da competência Setembro, o valor da contribuição previdenciária na conferência da DCTFWEB destes produtores rurais estava bem maior em relação aos meses anteriores.

Verificando os valores, foi constatado que o eSocial estava tributando a parte patronal de INSS destes empregadores rurais.

Em conferencia no portal do eSocial, no Menu Dados do Empregador, foi constatado que o campo “Indicativo da opção pelo produtor rural pela forma de tributação da contribuição previdenciária” estava em branco. E por estar em branco, o eSocial tributava a parte patronal de INSS.

Então, se acontecer esta situação em seu escritório, de seu empregador rural não recolher a parte patronal de INSS e o eSocial estiver calculando isso, siga os passoa abaixo:

 

-Entre no portal do eSocial

-Entre no Menu “Dados do Empregador”

No campo “Indicativo da opção pelo produtor rural pela forma de tributação da contribuição previdenciária” que está em branco, preencha com: “1 – Sobre a comercialização da sua produção”.

-Faça a reabertura do mês no portal com o evento S-1298

-Refaça o fechamento do mês no eSocial com o evento S-1299.

-Pronto, o valor de INSS para este produtor rural ficará correto.

 

Atenciosamente

Departamento de Suporte Técnico da Prosol Tecnologia e Sistemas