Alteração no prazo para o evento de “Ciência da operação”

Fonte:    https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2020/ajuste-sinief-44-20        https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=dlSL5ODYKeg=

Após a alteração da SEFAZ em vigor desde o dia 02/05/2022, após 10 dias contados da data da emissão da NF-e, somente será possível manifestar com as opções:

Confirmação – Desconhecimento – Operação não realizada

 

Prazo legal para o evento (Ajuste SINIEF 44/20)

Ciência da Emissão: 10 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

Confirmação da Operação: 180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

Desconhecimento da Operação: 180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

Operação Não Realizada: 180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

 

Nota

Após 10 dias a partir da data da emissão da NF-e, somente será possível manifestar com as opções: confirmação, desconhecimento ou operação não realizada.

Após ter manifestado a Ciência da Operação, o destinatário deve apresentar uma manifestação conclusiva dentro de um prazo máximo de 180 dias, (confirmação, desconhecimento ou operação não realizada) contados a partir da data de autorização da NF-e.

Após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica automaticamente impedida de cancelar a NF-e.

Novas regras da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ)

Fonte: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false&Informe=0cu/yBLKrCs=

 

Visando garantir a sustentabilidade dos serviços de download de NF-e, a partir de 10/03/2022 entraram em vigor algumas regras de validação da SEFAZ que limitam a consulta das notas e tem causado transtornos aos usuários que utilizam os serviços de consulta da Nota Fiscal Eletrônica para conferência ou download dos documentos.

Sobre as novas regras

Uma das regras limita a consulta de NF-e para 20 consultas por hora e caso o usuário continuar consultando após atingir esse limite a SEFAZ retornará a mensagem 656 – Consumo indevido – ultrapassou o limite de 20 consultas por hora. Nesse caso, o CNPJ é bloqueado por 1 hora, sendo impedido de realizar novas consultas nesse intervalo. Decorrido o intervalo de tempo, o desbloqueio será automático.

Observação: Ao retornar a mensagem 656 (Consumo indevido), caso o usuário retome a consulta antes de completar uma hora, a contagem será reiniciada por mais uma hora.

 

 

 De forma a minimizar os constantes bloqueios por consumo indevido ocorridos durante a consulta das notas, seguem as seguintes recomendações:

– Mantenha a opção Último NSU localizada no cadastro das empresas como: Checar se existe (Manifestei Pro) ou a opção (Usar último NSU) como: SIM (Manifestei Web).

– Configure o tempo mínimo a partir de 2h entre as consultas (Apenas versão Pro)

– Para empresas com maior volume de documentos emitidos, aumente a frequência das consultas fazendo-as diária ou semanalmente, evitando assim o acumulo de documentos.

-Nos casos onde a empresa possui mais de um programa para consultar notas na SEFAZ ocorrerá constantemente o retorno da mensagem “Consumo Indevido” devido ao limite de 20 consultas por CNPJ a cada uma hora definido pela SEFAZ.
Nesse caso recomendamos que a empresa utilize apenas um programa para consulta das notas ou não execute os dois programas simultaneamente.

Em caso de dúvidas estamos à disposição.

 

Fonte: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false&Informe=0cu/yBLKrCs=

Procedimento para liberar as atualizações do site da Prosol e funcionamento do programa Manifestei.

1 – Copie o link a seguir e cole no navegador chrome:    chrome://flags/#treat-unsafe-downloads-as-active-content

2 – Será exibido a tela de configurações do navegador, clique no botão que estará como Default e informe disabled e depois clique no botão Relaunch como na imagem. Pronto, agora o navegador fará os downloads normalmente.

Agende agora mesmo uma apresentação sem compromisso com nosso representante, tenha acesso aos arquivos xml das notas de saída dos seus clientes de forma simples e segura

 

O programa salva uma cópia das notas no banco de dados hospedado em nuvem e conta com tecnologia de ponta que garante de forma prática e segurança a integridade no tratamento das informações dos seus clientes.

 

–    Não requer o certificado digital

–    Necessário acesso a pasta dos arquivos xml salvos pelo programa emissor de NF-e do cliente

–   Compatibilidade com os tipos de documentos: NF-e/  NFS-e/ CT-e/ SAT

 

LINCOLN: (16) 99738-1361   –   E-MAIL:  vendas@prosol.com.br

Clique aqui para fazer o download do guia de instalação do programa

 

” Empresa não liberada ou período de testes expirou !!! “

Significa que o CNPJ não está liberado para utilização do programa!

Não fique sem baixar as notas de entrada da sua empresa!!! Informe imediatamente para Prosol a relação do(s) CNPJ(s) para voltar a baixar as notas pelo programa Prosol Manifestei. A solicitação deve ser realizada por E-mail informando o CNPJ e a RAZÃO SOCIAL da(s) empresas(s) para o endereço: sandrasuporte@prosol.com.br ou vendas@prosol.com.br

 

Exemplo da solicitação:

Solicito liberação do(os) seguinte(s) CNPJ(s) para uso do programa Prosol Manifestei:

 

00000000000000 x RAZÃO SOCIAL

00000000000000 x RAZÃO SOCIAL

00000000000000 x RAZÃO SOCIAL

00000000000000 x RAZÃO SOCIAL

00000000000000 x RAZÃO SOCIAL

 

Identifique-se informando a empresa ou escritório que está solicitando a liberação do programa.

Acesse o site pelo endereço: www.manifestei.prosoltecnologia.com.br
Preencha os campos da tela de cadastro. (Registre-se para acessar o sistema).
– CNPJ/ CPF
– Razão Social
– E-mail
– Defina uma senha e confirme a senha

Após fazer o login clique no botão Cadastro Empresas
Informe os campos obrigatórios marcados com ( * ) e clique no botão Salvar para gravar as informações.

Para usuários utilizadores do navegador Google Chrome

Faça o login e depois clique na opção Ferramentas e depois na opção Manual

Localize a informação sobre o navegador Chrome e clique sobre o link: https://chrome.google.com/webstore/detail/clickonce-for-google-chro/kekahkplibinaibelipdcikofmedafmb?hl=pt-BR

Você será redirecionado para a página de instalação da extensão do navegador chamada ClickOnce. Clique no botão Usar no Chrome geralmente localizado ao lado direito superior da página.

Em seguida clique no botão Adicionar extensão e aguarde o termino do download, depois execute a instalação do arquivo.

Observação: Na primeira vez ao clicar para consultar as notas, confirme a instalação do programa Prosol Monitor.

 

Para usuários utilizadores do navegador Microsoft Edge

Insira o link edge://flags no navegador Edge Chromium.
– Role para baixo até a configuração do Suporte do ClickOnce e selecione Ativar na lista suspensa

 

Informe seu login e senha para acessar o programa

Clique sobre a empresa desejada para selecioná-la e siga o passo a passo abaixo:

1- Clicar no botão “Consultar NF-e” (O programa irá consultar as notas emitidas contra o CNPJ da empresa sendo o prazo para manifesta-la de 90 dias).

2- Selecionar no filtro a opção “Não Manifestada”

3- Informar o período desejado e clicar no botão Filtrar

4- Marcar a opção “Todos”

5- Selecionar uma das opções: “Confirmada, Desconhecida ou Ciência”.

6- Clicar no botão “Manifestar” para iniciar a manifestação das notas.