Como cadastrar um trabalhador no programa Pro RH New da Prosol

Como cadastrar um trabalhador no programa Pro RH New da Prosol

 

Para cadastrar ou alterar dados de um funcionário, acesse o Menu Principal Cadastros – Menu Colaboradores – Submenu Colaboradores.

Ali o usuário poderá digitar o Código da Empresa e o Código do Trabalhador. Se for um Código que não exista, o programa liberará todos os campos para cadastramento.

Dentro da Janela “Cadastro de Colaboradores”, terá oito “Guias”. São elas:

Guia – Dados Gerais

Guia – Dados Contratuais

Guia – SEFIP/RAIS/CAGED

Guia – E-Social

Guia – Horário

Guia – Estágio

Guia – Dependentes

Guia – Contato

Onde o usuário poderá preencher estas guias conforme segue:

 

Guia – Dados Gerais:

Local onde serão preenchidos os Dados Gerais do Trabalhador tais como: Data de Nascimento, Documentos Pessoais, Filiação, Nacionalidade, Tipo Sanguíneo, Grau de Instrução, Estado Civil, Endereço, etc.

Dica importante: Existe o campo “Mensagem Holerite” onde o que o usuário poderá digitar uma mensagem personalizada. E esta mensagem sairá impressa no holerite de pagamento do trabalhador.

 

Guia Dados Contratuais:

Local onde serão preenchidos os Dados referentes ao contrato de trabalho daquele trabalhador com a empresa, tais como: Data de Admissão, Cargo, Tipo de Salário, Salário Atual, Local de Trabalho, Departamento, Setor, Centro de Custo, Sindicato a que pertence, Tipo de Contrato de Trabalho, Quantidade de dias do contrato por prazo determinado, Banco, Agencia e Conta do Funcionário, etc.

Dicas Importantes:

– Campo “Adiantamento Salarial”: Se empresa concede Adiantamento Salarial e aquele trabalhador não quer receber o adiantamento, no campo “Adiantamento Salarial”, o usuário poderá colocar Não, desta forma o ficará configurado para o programa não calculará o Adiantamento Salarial para este Trabalhador.

– Campo “% de Adiantamento”: Se empresa concede Adiantamento Salarial com percentual de 40% e aquele trabalhador não quer receber o percentual de 40%, mas um percentual menor, no campo “% de Adiantamento”, o usuário poderá colocar o percentual do salário que o trabalhador quer de adiantamento, e desta forma o programa calculará o Adiantamento Salarial para este Trabalhador com percentual diferente dos demais.

– Campo “Evento para Comissionistas”: Neste campo o usuário pode determinar qual o evento que será lançado todo mês como Comissões.

Feito isso, o programa terá um parâmetro para verificar no cálculo se o valor deste evento lançado é menor que o salário base fixado como garantia do comissionista, e sozinho fará o cálculo do Reflexo sobre a comissão e também criará automático o evento de complemento salarial da diferença dos eventos de Comissão e Reflexo para o Salário base do trabalhador.

 

Guia – SEFIP/RAIS/CAGED:

Local onde serão preenchidos os dados necessários para os programas do Governo SEFIP, RAIS e CAGED.

Dados como: Categoria do Trabalhador para a SEFIP, Ocorrência para aposentadoria Especial para a SEFIP, Tipo de admissão para a RAIS, Vínculo Empregatício para RAIS, Alvará Judicial se o trabalhador menor possui alvará para trabalhar, etc.

Dica: No campo “Ocorrência”, o usuário pode determinar a Ocorrência para aposentadoria Especial que será informada na SEFIP, conforme determinação do Médico ou Engenheiro da empresa.

Se o usuário escolher as opções 02, 03, 04, 06, 07 ou 08, o programa calculará uma alíquota adicional de contribuição previdenciária de 06, 09 ou 12% para financiamento da aposentadoria especial para cada trabalhador, conforme determina a legislação vigente.

 

Guia – E-Social

Local onde serão preenchidos dados necessários específicos para o eSocial de acordo com a situação de cada trabalhador, tais como:

Tipo de Regime da Jornada de Trabalho, Grupo de Informações da sucessão de vínculo trabalhista, Grupo de informações de trabalhador estrangeiro, se o trabalhador possui algum tipo de deficiência, etc.

Dica: No campo “Exposição a Agente Nocivo (Aposentadoria Especial) “, o usuário pode determinar a Ocorrência para aposentadoria Especial que será informada no eSocial, conforme determinação do Médico ou Engenheiro da empresa.

Se o usuário escolher as opções 02, 03 ou 04, o programa exportará esta situação para o eSocial e o mesmo calculará uma alíquota adicional de contribuição previdenciária de 12, 09 ou 06% respectivamente, para financiamento da aposentadoria especial para cada trabalhador, conforme determina a legislação vigente.

 

Guia – Horário

Local onde serão preenchidos o horário de trabalho do trabalhador, como o Tipo da Jornada e os horários em cada dia da semana para aquele trabalhador.

Nota: Na informação nos dias da semana, na coluna “Horário”, serão preenchidos os códigos de horários que foram cadastrados previamente no menu “Cadastros” – “Quadro de Horários” – “Cadastrar Quadro de Horários”.

 

Guia – Estágio

Local onde serão preenchidos dados específicos do estágio para o eSocial para trabalhador estagiário.

Os dados que serão informados são: Natureza do Estágio, Nível do Estágio, Início e Término do Estágio e Nome da Instituição de Ensino e o Curso realizado.

 

Guia – Dependentes

Local onde serão preenchidos os Dados referentes aos dependentes daquele trabalhador, tais como: CPF do Dependente, Nome do Dependente, Tipo do Dependente,

Data de Nascimento, Local de Nascimento, Dados relativos a Certidão de Nascimento,  se o mesmo é dependente para Imposto de Renda, Salário-Família, Assistência Médica, etc.

 

Guia – Contato

Local onde serão preenchidos os telefones e e-mails do trabalhador.

 

Dica de visualização: os campos em que o programa mostrar com as “bordas vermelhas” ou com um X vermelho, são de preenchimento obrigatório.

Após preenchidos os campos, não esquecer de clicar no Botão “Salvar”.

O Programa dará um alerta de campos obrigatórios que ficaram sem preencher ou dará a mensagem “Colaborador Salvo com Sucesso”.

Cadastro de Funcionários Pro RH New
Cadastro de Funcionários Pro RH New
Falar com Comercial